06/01/2018

PJ Aponta Carlos Janela como autor do e-mail


Investigação - Características técnicas terão permitido identificar Carlos Janela como autor do documento.Crime - Se for provado, pode ser condenado por corrupção ativa e incorre numa pena até 3 anos.


O CM sabe que o Polícia Judiciária acredita que o autor do mail sobre o orçamento do blog "Verdade Desportiva", no qual são mencionadas as iniciais de vários jornalistas, assim como as remunerações que iriam receber e os órgãos de comunicação social em que trabalham, é Carlos Janela.

Segundo apurou ainda o CM, a PJ tem essa convicção com base nas características técnicas do mail, que terão permitido identificar Janela como o autor.

"Continuo a afirmar que tal documento não é de minha autoria. Respeitando essa instituição (PJ), afirmo que está completamente enganada", disse ontem Carlos Janela ao CM.

O CM contactou também fonte oficial do Benfica, que afirmou: "Sobre mails não temos mais nenhum comentário a fazer. Quem os roubou também os planta."

Recorde-se que a mensagem eletrónica emc ausa, que terá sido enviada por Carlos Janela a Luís Filipe Vieira, está integrada na investigação da PJ ao chamado caso dos mails do Benfica.

Segundo um especialista em direito penal consultado pelo CM, e de acordo com o artigo 9º na Lei 20 de 2008, se for provado que o gestor é mesmo autor deste mail e da criação do blog, incorre num crime de corrupção ativa, que pode ser punido com pena de prisão até 3 anos ou pena de multa. "O crime consuma-se mediante a simples promessa ou pedido", garantiu o mesmo perito. Ou seja, não é necessário que os jornalistas aceitem essa colaboração com o blog para que Carlos Janela possa vir a ser condenado.

Já em relação aos jornalistas, e caso tenham recusado, não existe nenhum crime. Contudo, se for provado que acederam ao pedido/convite, incorrem num crime de corrupção passiva, com uma pena de cadeia até 5 anos (8 no caso dos profissionais da RTP, já que é considerado crime de corrupção na Função Pública e, aqui, a pena de Janela seria até 5 anos). Contudo, para haver corrupção é necessário provar que o pagamento se destinava à prática de atos contrários aos seus deveres laborais.

Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário

PJ Aponta Carlos Janela como autor do e-mail

Investigação - Características técnicas terão permitido identificar Carlos Janela como autor do documento. Crime - Se for provado, pode...